Oficina de Educomunicação Mosaico Sertão Veredas WWF

Para além do uso instrumental das mídias, a educomunicação é um campo pedagógico que busca provocar o olhar crítico para a produção comunicativa, estimulando a apropriação e o exercício de diferentes linguagens, técnicas e meios para contextos específicos.

Na oficina realizada no âmbito do Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu sob demanda do WWF-Brasil, buscamos envolver pessoas relacionadas a toda extensão do território, para promover um olhar coletivo acerca das práticas comunicativas já existentes e experimentar outras possibilidades de diálogo e compartilhamento.

A proposta foi, a partir de uma espécie de diagnóstico participativo, refletir sobre as práticas de comunicação comumente utilizadas na região e relacionar o que tem sido feito a um leque mais amplo de produções midiáticas contemporâneas, com o exercício prático de produção de conteúdos a partir de um trabalho de campo proposto pelas facilitadoras. Ocorrida entre os dias 26 e 27 de abril de 2018 em Chapada Gaúcha, a ação foi realizada pelo WWF-Brasil, por meio do projeto CEPF “Fortalecimento da gestão territorial integral nas áreas especialmente protegidas do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu”, facilitada por Carol Abreu, Marcela Bertelli e Damiana Campos, produção executiva de Diana Campos e Daiana Campos, em parceria com o Instituto Rosa e Sertão. Nossa proposta foi reunir cerca de 25 jovens lideranças, a partir de 16 anos.  A ação superou as expectativas, atingindo um número de 41 participantes, com faixa etária entre 15 a 62 anos.