***

Livro do Amargo Se Fez Doce

O Cerrado mineiro, seus frutos e histórias ganham materialidade em livro que retrata memórias e receitas de mulheres fazedeiras de doces, residentes em Silva Campos, distrito de Pompéu – MG.

O livro Do Amargo Se Fez Doce aborda, de maneira sensível, histórias, saberes tradicionais e receitas de doces de mulheres de Silva Campos, distrito de Pompéu. Por meio das lembranças de sete mulheres residentes no distrito, a obra percorre um pouco da história vivida e imaginada do lugarejo, profundamente impactado pela construção da Represa de Três Marias, inaugurada no início da década de 1960. 

Com autoria de Luciana de Morais e Marcela Bertelli e ilustrações de Nathália Fálagan, a publicação oferece protagonismo às mulheres entrevistadas, que contam suas lembranças com as próprias palavras, jeitos de falar e sotaques. Na outra ponta, oferece ao leitor a possibilidade de escuta das pessoas retratadas, com o mínimo de interferência das autoras, que se colocaram no papel de organizadoras dos relatos.

Lançamento e distribuição gratuita:

  • Dia 12/04 às 10h30
  • Local: AMOSC -Associação de Moradores de Silva Campos – Rua Juvêncio Maria da Silva, 569, Silva Campos – Pompéu
  • Dia 13/04 às 11h00
  • Local: Casa Esmeralda – Neijing BH – Rua Baturité, 13, Floresta -BH

Conheça o livro

O Cerrado mineiro e suas memórias

Parte dos encontros que deram origem ao livro foram registrados em vídeo, permitindo que as vozes e gestos das mulheres retratadas no livro cheguem ao público também.

O concurso

Encartado ao livro na forma de pôster, ilustrações e textos dos estudantes do ensino fundamental da única escola pública presente no distrito. O material é resultado do concurso Meu Quintal é o Cerrado, que promoveu uma re-descoberta dos quintais das crianças e adolescentes da Escola Estadual Pedro Roberto de Menezes junto aos seus familiares. Os primeiros lugares de cada categoria estão presentes no encarte da obra publicada. Clique aqui para conhecer os participantes do concurso.

Vídeo-oficinas de ilustração botânica

O projeto realizou uma série de 6 vídeo-oficinas de ilustração botânica com espécies do cerrado. Veja abaixo o vídeo introdutório e acesse as vídeo-oficinas no Youtube.

Os patrocinadores

O projeto foi realizado através da Lei de Incentivo à Cultura e teve o patrocínio das empresas Aldo Solar, S&C, Grupo Pegoraro, Tintas Alessi e o apoio de Vernalis.